BLOG

A Sociedade 5.0

Por: Emyle Ferreira, Marcus Marinho, Mateus Maximo e Pedro Fernandes

(27 maio 2022)

A evolução é uma das principais características observadas na humanidade. A sociedade atual apresenta suas características e particularidades muito por causa da busca constante por transformação dos nossos antecedentes, visando um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável.

Baseado na demanda de geração de soluções nas áreas da mobilidade, saúde, infraestrutura, indústria, fintechs, entre outros setores, surge um novo conceito: a Sociedade 5.0. Esta traz como um de seus principais objetivos o uso de tecnologias como big data, inteligência artificial e internet das coisas, no desenvolvimento de soluções voltadas para resolução de problemas sociais, qualidade de vida e bem-estar humano, buscando otimizar a eficiência de qualquer operação, acelerando processos, reduzindo erros e ainda minimizando custos.

O termo Sociedade 5.0 foi apresentado pelo Governo Japonês, na Cúpula do G-20, em Osaka, em junho de 2019, permitindo que seja criada uma fusão entre o físico e o digital através de muitas das tecnologias trazidas pela Indústria 4.0, tais como a Internet das Coisas, a Computação de Borda, o Redes de Comunicação Móveis e a Segurança Cibernética.

Nesse contexto a automação e digitalização de processos de negócios torna-se elementar na transformação digital das empresas e nos serviços/produtos que estas oferecem para a sociedade. A adoção de “tecnologias inteligentes” capazes de realizar monitoramento em tempo real tornará os processos mais rápidos e eficientes, gerando informações úteis e precisas, dando suporte à tomada de decisões e permitindo que o esforço humano seja direcionado para ações estratégicas.

Contudo, esse é apenas um exemplo das possibilidades trazidas pela Sociedade 5.0. Podemos citar também os avanços científicos em aplicações verticais. Por exemplo, no contexto de Healthcare, podemos dispor de alternativas que resultem em diagnósticos mais rápidos e precisos aos pacientes, telemedicina e cirurgia robótica teleguiada. No setor de agronegócio, a utilização massiva de dispositivos conectados à Internet para o monitoramento dos mais variados tipos de culturas. Não podemos esquecer também das inovadoras soluções para smart homes, que podem tornar a vida das pessoas mais simples, econômicas e sustentáveis.

Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades que estão sendo desenvolvidas para a construção da Sociedade 5.0. O VIRTUS tem acompanhado a evolução de projetos e tendências tecnológicas nesse novo contexto de sociedade inteligente, respondendo aos desafios do futuro, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do país, levantando avanços nos mais diversos segmentos.

Com esse propósito, o VIRTUS conta com a infraestrutura e a competência necessárias para o desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas, que envolvem o uso da inteligência artificial, integrações entre sistemas, comunicação 5G, internet das coisas, automação industrial, computação em borda, entre outros, que oferecem para os nossos parceiros vantagens competitivas consideráveis.

VIRTUS e Sociedade 5.0, transformando o conceito em realidade!

keyboard_backspace