Segurança Cibernética e o 5G

Por: Marcus Marinho, Pedro Fernandes e Mateus Maximo

(18 mar 2022)

A normal internacional ISO/IEC 27032 define ciberespaço ou espaço cibernético como “um ambiente complexo resultante da interação de pessoas, softwares e serviços na Internet, suportado por dispositivos físicos de tecnologia de informação e comunicação (TIC) distribuídos em todo o mundo e redes conectadas”. Dada esta definição, pode-se inferir que o ciberespaço se refere a um espaço virtual que engloba um conjunto de aplicações interligadas por meio de uma rede mundial de comunicação.

Em um cenário onde as pessoas, sociedades, organizações e até as “coisas” estão totalmente conectadas por meio da Internet, lidar com mecanismos de proteção e privacidade dos dados se torna um papel fundamental para o aumento da confiança e confiabilidade dos sistemas interconectados. Desse modo, destaca-se a importância da Cibersegurança ou Segurança Cibernética.

A cibersegurança pode ser vista como a aplicação de técnicas e tecnologias associadas à proteção de computadores e servidores, sistemas eletrônicos, dispositivos móveis, redes e dados contra ataques de entidades mal-intencionadas. A segurança cibernética é um tema de interesse no âmbito global, sendo uma área multidisciplinar e com tendências a se tornarem ainda mais relevantes com a chegada do 5G e desenvolvimento das aplicações de Internet das Coisas.

Devido à complexidade tecnológica das redes de comunicação existentes, em particular, a quinta geração de comunicações móveis, o estudo de Segurança Cibernética se torna uma tarefa fundamental e de grandes proporções, dadas as suas características e tecnologias associadas, tais como: Virtualização de Funções de Rede (NFV), Redes Definidas por Software (SDN) e Network Slicing.

Em se tratando do crescimento exponencial no volume de dados coletados por bilhões de dispositivos IoT, são necessários mecanismos legais e tecnológicos para garantir a segurança da informação, que remetem a questões tais como proteção e privacidade de dados, pontos estes enfatizados no artigo IoT e LGPD.

Desse modo, por meio de um conjunto de pacotes de trabalho, abordando várias temáticas do 5G, o VIRTUS em cooperação com outros laboratórios da UFCG e de outras ICTs, em parceria com a ANATEL, está desenvolvendo um projeto na temática de Segurança Cibernética com o objetivo de investigar e desenvolver soluções que permitam liderar discussões acerca desta temática. Com o desenvolvimento dessa parceria, podemos destacar potenciais contribuições com a proposição de regulamentações adequadas às tecnologias utilizadas no país e que estejam em consonância com regras internacionais e em temas como a LGPD.

Além da busca na contribuição do desenvolvimento tecnológico nacional, a segurança da informação é um tema bastante relevante e fundamental para o sucesso dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação realizados no VIRTUS. O VIRTUS entende a importância desse tema e prioriza a garantia e controle necessários para que consigamos, cada vez mais, nortear e desenvolver projetos em conformidade técnica e legal.