VIRTUS@Pesquisa

 

Os pesquisadores e pesquisadoras do VIRTUS atuam em diversas áreas de pesquisa que envolvem alunos(as) de doutorado, mestrado e graduação da UFCG, de maneira integrada às equipes de projetos em cooperação com a indústria. Esta sinergia entre as demandas das empresas e as pesquisas aplicadas cria um ciclo virtuoso de formação de pessoas e geração de conhecimento, com avanço do estado da arte e da prática em diversas áreas, mas sempre visando a aplicabilidade das soluções e potencializando a inovação tecnológica. Dentre as principais áreas de pesquisa no VIRTUS, incluem-se Internet das Coisas, Engenharia Inteligente de Software, Computação na Borda e Saúde Conectada. Acesse nossa página no ResearchGate para ver nossas publicações.

Grupos de Pesquisa

Future Connected Systems (FCS)
Objetivo:
O grupo de pesquisa Future Connected Systems (FCS/VIRTUS) tem como objetivo investigar, experimentar e projetar protocolos, arcabouços e ferramentas para sistemas conectados de próxima geração, incluindo soluções para a Internet das Coisas, Computação na Borda e Redes Móveis (B5G). Os trabalhos têm como foco a exploração e integração de métodos e técnicas, como Inteligência Artificial e Orquestração de Serviços, em sistemas conectados aplicados a cenários reais, como na Indústria 4.0, Saúde Conectada, Redes Veiculares, entre outros.
Coordenação: Danilo Santos e Angelo Perkusich
Pesquisadores(as) parceiros(as) em: Instituto Federal de Pernambuco, Instituto Federal de Alagoas, Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Coordenação: Danilo Santos e Angelo Perkusich
High Efficient Embedded Systems (HEES)
Objetivo:

O grupo de pesquisa High-Efficient Embedded Systems (HEES/VIRTUS) tem como objetivo investigar, projetar e desenvolver novas soluções embarcadas que tenham a capacidade de lidar com a crescente demanda de processamento de dados impulsionada por tecnologias como 5G e IoT. Nosso foco é na utilização inteligente de novos paradigmas de computação para desenvolver soluções inovadoras no contexto de microeletrônica e do co-projeto de hardware e software, com o propósito de se atingir um sistema embarcado mais eficiente. As soluções desenvolvidas envolvem diversos cenários reais de aplicação como os sistemas embarcados para machine learning, visão computacional, redes 5G, redes veiculares, entre outros.

Pesquisadores(as) parceiros(as) em: Instituto Federal da Paraíba
Coordenação: Gutemberg Gonçalves dos Santos Júnior
Intelligent Software Engineering (ISE)
Objetivo:

O grupo de pesquisa Intelligent Software Engineering (ISE/VIRTUS) tem como objetivo investigar, validar e criar técnicas, métodos e ferramentas para melhoria de qualidade e produtividade no processo de Engenharia de Software utilizando abordagens inteligentes, incluindo Inteligência Artificial, Analytics, Big Data, dentre outras. Nosso foco é resolver problemas reais com validação experimental de soluções em projetos reais executados no VIRTUS e em empresas.

Pesquisadores(as) parceiros(as) em: Instituto Federal da Paraíba, Penn State University, Universidade Federal da Fronteira Sul, Blekinge Institute of Technology, Delft University of Technology.
Coordenação: Hyggo Almeida e Mirko Perkusich