VIRTUS@Pesquisa

 

Os pesquisadores e pesquisadoras do VIRTUS atuam em diversas áreas de pesquisa que envolvem alunos(as) de doutorado, mestrado e graduação da UFCG, de maneira integrada às equipes de projetos em cooperação com a indústria. Esta sinergia entre as demandas das empresas e as pesquisas aplicadas cria um ciclo virtuoso de formação de pessoas e geração de conhecimento, com avanço do estado da arte e da prática em diversas áreas, mas sempre visando a aplicabilidade das soluções e potencializando a inovação tecnológica. Dentre as principais áreas de pesquisa no VIRTUS, incluem-se Internet das Coisas, Engenharia Inteligente de Software, Computação na Borda e Saúde Conectada.

Grupos de Pesquisa

Intelligent Software Engineering
Objetivo:

O grupo de pesquisa Intelligent Software Engineering (ISE/VIRTUS) tem como objetivo investigar, validar e criar técnicas, métodos e ferramentas para melhoria de qualidade e produtividade no processo de Engenharia de Software utilizando abordagens inteligentes, incluindo Inteligência Artificial, Analytics, Big Data, dentre outras. Nosso foco é resolver problemas reais com validação experimental de soluções em projetos reais executados no VIRTUS e em empresas.

Pesquisadores(as) parceiros(as) em: Instituto Federal da Paraíba, Penn State University, Universidade Federal da Fronteira Sul, Blekinge Institute of Technology, Delft University of Technology.
Coordenação: Hyggo Almeida e Mirko Perkusich

Publicações

Quer uma descrição detalhada? Acesse nossa página no ResearchGate listando todas as nossas publicações. Research Gate
Quer uma visão geral rápida? O tempo está curto? Acesse nosso canal no YouTube com vídeos de um minuto descrevendo nossas pesquisas! Rápido e produtivo! Youtube Channel