BLOG

VIRTUS e a Indústria 4.0

Por: Alex Galvão

(16 jun 2021)

O termo Indústria 4.0 emerge de um projeto estratégico promovido pelo governo alemão com o auxílio de indústrias e academia, apresentado pela primeira vez ao público em 2013. O interesse do projeto era elencar os pontos e estratégias de ação que maximizassem a capacidade competitiva da indústria alemã. Deste estudo, derivou-se amplo debate, de forte interesse internacional.

Atualmente, esse conceito representa as diretrizes modernas para o funcionamento da indústria, com foco na maior capacidade e agilidade de operação, bem como na melhor tomada de decisão. Esse novo formato incorpora equipamentos, processos, e meios tecnológicos avançados, na busca na maior geração de valor para cliente final.

O Industria 4.0 apoia-se em pelo menos 9 importantes conceitos: Manufatura Aditiva e Híbrida; Simulação Virtual; Robôs Inteligentes; Integração horizontal e vertical de sistemas; Internet das coisas; Big Data Analytics; Computação na Nuvem; Segurança cibernética; e Realidade Aumentada.

A adesão a um ou mais destes pilares depende de forte motivação estratégica das empresas, além da necessidade de conhecimento tecnológico de ponta. Enquanto o primeiro ponto envolve decisões baseadas em planos e controles de risco associados, práticas comuns à boa administração, o segundo introduz complexidade considerável de execução, obrigando empresas e suas equipes a buscarem formação especializada, consultorias e parcerias de cunho tecnológico.

O VIRTUS tem contribuído com o crescimento de projetos nas temáticas de Indústria 4.0. Impulsionados pelo mercado, temos evoluído nossas equipes, especializando-nos na discussão e execução de projetos dessa natureza, tornando-nos capazes de entregar cada vez mais valor para os nossos parceiros.

Em nosso portfólio de soluções, contamos com projetos que envolvem o uso de inteligência artificial aplicado à análise e predição de produção; aplicações diversas de realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista; integrações entre sistemas; comunicação 5G e computação em borda; Internet das Coisas e Automação Industrial; além da pesquisa e desenvolvimento de sistemas embarcados para diversos nichos, incluindo sistemas de pagamento, segurança, saúde e logística. Na prática, os resultados derivados destes projetos têm introduzido vantagens competitivas consideráveis para nossos parceiros.

De forma complementar, o VIRTUS tem reforçado o seu compromisso de fomentar o desenvolvimento tecnológico do país, investindo em iniciativas de capacitação de seus bolsistas e parceiros. Todos os projetos que conduzimos prezam pela transferência de tecnologia, visando a compreensão e uso apropriado dos resultados obtidos. Além disso, recentemente promovemos cursos de Inteligência Artificial e Indústria 4.0 para bolsistas e parceiros.

O desenvolvimento de soluções inovadoras e atreladas à Indústria 4.0 representa uma mudança na forma como as empresas enxergam seus dados e meios de produção, e promove maior nível de competitividade. O VIRTUS entende as dificuldades associadas a isso e norteia os parceiros que almejam os melhores resultados possíveis.

VIRTUS e Indústria 4.0: muito além de conceito… uma realidade!

keyboard_backspace