5G e a Inovação Nacional

Por: Jamerson Damásio, Mohit Gheyi e Marcus Bezerra

(25 ago 2021)

O uso de tecnologias no nosso cotidiano é um processo inevitável. Mais do que isso, é um processo contínuo, duradouro, e que está acontecendo numa velocidade sem precedentes. Estamos cada vez mais centrados nas interações com o meio digital, que muitas vezes nos serve de auxílio às atividades cotidianas, outras vezes de entretenimento, ou mesmo nos provendo ótimas abstrações de mundo real.

No imaginário coletivo estão filmes futuristas e tantas outras obras nas quais robôs e casas inteligentes servem aos humanos, prontamente, sem erros. Uma sociedade onde a informação e os serviços antecipam e resolvem muitos dos problemas humanos.

Longe de ser apenas uma inspiração, muito do que se imaginava 50, 30, ou mesmo 20 anos atrás é uma realidade hoje em dia: temos veículos autônomos; equipamentos controlados por voz capazes de gerenciar sua casa; dispositivos vestíveis ou mesmo inseridos em pessoas controlando sua saúde; sistemas integrados para vigilância; sensores e dispositivos que se comunicam entre si, monitorando a qualidade de produção de uma fábrica! São muitos exemplos.

Se você conhece um pouco dessas dinâmicas, talvez já tenha ouvido falar do termo 5G, e sobre como ele vai transformar (ainda mais) essas interações. Surgem então questionamentos interessantes: será que o 5G é apenas uma rede de comunicação com maior velocidade? Uma rede celular mais rápida para poder ver filmes em HD no seu celular, onde quer que esteja? Dentre essas e outras vantagens que o 5G irá nos proporcionar, podemos listar algumas situações do nosso dia a dia que serão beneficiadas com o 5G e tecnologias correlacionadas, e nos ajudarão a responder esse questionamento.

O 5G traz uma série de vantagens que farão deslanchar tecnologias que até hoje estão represadas por falta de uma rede estável, barata e com grande cobertura. A Internet das Coisas, ou IoT, é a principal delas. A IoT impactará em diversos setores da indústria, como saúde, construção civil, mobilidade urbana, logística e telefonia. Ela modificará a arquitetura das cidades, casas e economia, mas principalmente mudará a vida das pessoas.

A IoT representa uma revolução na logística e na integração entre indústria e comércio. Ela vai proporcionar gigantescos ganhos de produtividade. Teremos sensores ligados a máquinas e prateleiras e na outra ponta um software, utilizando Inteligência Artificial (IA), vai tomar decisões de como e quando aumentar e/ou diminuir a produção de uma fábrica ou até mesmo alertar que uma máquina precisa de revisão.

Além disso, será possível, também, o desenvolvimento de cidades inteligentes, onde o trânsito, os níveis de poluição, os sistemas de água e esgotos estarão conectados por meio de uma rede inteligente. Missões críticas, como cirurgias à distância (telemedicina) ou ação de robôs onde há risco para humanos, também poderão ser realizadas por conta de uma maior confiabilidade da rede 5G.

Um dos pontos mais relevantes do 5G será a potencialização do desenvolvimento de dispositivos convergentes ao conceito de Internet das Coisas. Cada vez mais produtos, dos mais variados tipos, passarão a operar online, criando uma grande rede integrada. Casas automatizadas ganharão ainda mais força com equipamentos eletrônicos conectados a um único sistema, desde o smartphone até a televisão, o notebook, o refrigerador e a lavadora.

O desenvolvimento de soluções inovadoras e atreladas à Internet das Coisas e Redes 5G representa uma mudança da forma como as empresas enxergam seus dados e meios de produção, e promove maior nível de competitividade. O VIRTUS entende as dificuldades associadas a isso, e é capaz de nortear e desenvolver projetos com os parceiros que almejam melhores resultados possíveis nas mais variadas tecnologias.

Ainda no contexto do desenvolvimento de soluções e tecnologias de comunicação móvel de quinta geração, o VIRTUS apresenta um papel de protagonista por meio da implementação do primeiro laboratório de 5G do Nordeste. Com isso, diversas são as possibilidades e casos de uso a serem explorados e desenvolvidos.

E aí? Você ainda acha que o 5G é apenas uma rede de celular mais rápida?

keyboard_backspace