BLOG

Procuradoria 4.0

Por: Hyggo Almeida

(11 jun 2021)

Com a popularização do conceito de Indústria 4.0, relacionado à quarta revolução tecnológica aplicada à indústria, o termo “4.0” passou a ser utilizado para simbolizar a transformação digital de diversas áreas: Educação 4.0, Saúde 4.0, Contabilidade 4.0… 

Jurídico 4.0 (ou Direito 4.0) é o termo utilizado para definir a aplicação da transformação digital ao setor jurídico. Automação robótica de processos (RPA), Inteligência Artificial e Big Data Analytics são algumas das tecnologias com aplicação direta no setor jurídico, em todas as suas áreas (comercial, administrativa, processual etc). Alguns exemplos de aplicações que já se tornaram produtos incluem triagem automatizada de processos, reconhecimento automatizado de padrões para jurisprudência e inteligência de negócio para tomada de decisão estratégica, dentre outros. 

O VIRTUS é parte da Universidade Federal de Campina Grande, que tem como setor jurídico a Procuradoria Federal junto à UFCG (PF-UFCG). A sinergia da equipe do VIRTUS com a equipe da PF-UFCG para otimização do trâmite de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação tem sido um grande sucesso, tornando a PF-UFCG uma referência na área no país. E a partir desta sinergia, nasceu uma ideia: a Procuradoria 4.0.

Smart Law é um projeto da PF-UFCG em parceria com o VIRTUS que tem como objetivo definir e implantar tecnologias para promover agilidade e qualidade nos processos envolvendo trâmites jurídicos na UFCG. O VIRTUS disponibiliza pesquisadores para criar novas tecnologias em conjunto com a equipe jurídica da PF-UFCG, de acordo com uma lista de demandas priorizadas com base no benefício que a solução tecnológica pode trazer para a PF-UFCG e para a UFCG. Além disso, o VIRTUS provê suporte à PF-UFCG em implantação de infraestrutura tecnológica, organização de eventos e ações integradoras e promocionais, sempre com o viés técnico e tecnológico. 

Além do benefício direto para a UFCG, que se torna mais ágil no trâmite de processos jurídicos, o conhecimento gerado nas discussões do projeto SmartLaw é de extrema importância para o futuro da instituição. Temas que envolvem uma visão integrada da área jurídica e tecnológica devem ser discutidos de forma multidisciplinar, demandando cada vez mais uma forte integração entre pessoas e tecnologias, entre humanas e exatas. Pilares éticos devem manter as pessoas em primeiro lugar, mas sempre buscando otimizar processos de forma a garantir a agilidade necessária para atender a demanda crescente. 

Dentre os temas de grande importância envolvendo a área jurídica e tecnológica, destacam-se a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os aspectos éticos envolvendo o uso de Inteligência Artificial. Estes temas farão parte, cada vez mais, do dia a dia da administração das universidades. Em breve, não por escolha, mas por necessidade!

O Mundo 4.0 não é apenas um mundo tecnológico… a inovação também terá que ser humana, em todos os seus aspectos. E se é inovação… é VIRTUS!

keyboard_backspace