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Comunicação: a chave do sucesso em projetos

Por: Igor Pinheiro

(27 abr 2022)

Mais do que uma área de conhecimento e indicada como um dos fatores determinantes para o sucesso de um projeto, a comunicação é, de fato, uma das habilidades distintamente evoluída pelos seres humanos, ao passo que também é constantemente subestimada nas interações entre pessoas.

Um fator contemporâneo importante é que, como sociedade, temos migrado nosso ambiente de relacionamento do mundo puramente físico para um universo digital1. O que parecia representar um aumento significativo das interações humanas refletiu-se numa comunicação cada vez mais superficial, mesmo com um número expressivo de instrumentos e aplicações. Nossas reuniões presenciais se tornaram meetings e calls; nossos happy-hours, lives; e, até mesmo, nossas expressões não-verbais foram traduzidas em emoticons, stickers e curtidas.

No ambiente de projeto não é incomum reduzirmos a regra 7-38-552 da comunicação interpessoal aos 7% referentes à mensagem explícita (se apenas escrevemos) ou, pelo menos, aos 45% (7% + 38%) se abrimos nossos microfones com as câmeras desligadas.

De toda forma, falhas de comunicação continuam sendo apontadas como as principais fontes de fracasso em projetos, mesmo em um momento de revolução em processos no qual as metodologias ágeis reforçam uma aproximação entre as partes interessadas em busca do maior valor para as relações. E, por vezes, essas falhas são postas como causas majoritárias dos problemas de maior impacto em um projeto.

Contudo, tem sido frequente o surgimento de análises mais profundas sobre as causas reais da comunicação não refletirem o objetivo comum a ser alcançado pelos envolvidos. Nesse sentido, a ausência de uma comunicação efetiva é abordada como sintoma de:

  • Medo: da culpa, de fracassar, da exposição de uma fraqueza;
  • Desalinhamento de expectativas sobre papéis e responsabilidades: quem deveria estar atuando, sobre o que, como e quando;
  • Ausência de clareza: sobre os objetivos (de negócio, profissionais, macros e micros), contexto, requisitos (funcionais e não funcionais).

O fato é, seja como ferramenta de influência e negociação, mecanismo de descrição ou desenvolvimento de interações e artefatos, a premissa base para uma comunicação eficiente é a criação de um ambiente seguro para que ela ocorra, uma vez que, fora dele, o instinto natural é de proteção dos nossos interesses.

No VIRTUS temos a construção desse ambiente como um desafio diário, rompendo as barreiras dos canais (verbais e não-verbais) através da capacitação dos nossos gestores e líderes, especialmente em momentos de distanciamento social. A exemplo disso, nos últimos anos tivemos ações de escala institucional que cobriram desde as habilidades fins da comunicação como liderança e negociação, até um workshop com foco especificamente direcionado à Comunicação Assertiva. Esta última ação ocorreu durante a pandemia e abordou temas como: “Comunicação e Vulnerabilidade entre Líderes”; “Engajando Pessoas e Criando Pertencimento”; “Empatia e Comunicação Assertiva”; e “A Comunicação e as Competências do Século 21”.

Além disso, mantemos o compromisso pela melhoria contínua tanto em frentes amplas, como a Central VIRTUS, na qual os bolsistas têm acesso aos processos e às políticas internas, quanto em frentes direcionadas aos nossos gestores, como a uniformização de conceitos institucionais através do Comitê Gestor de Líderes.

O que podemos tirar de lição é que, por mais óbvio que soe, a comunicação não deve ser subestimada nem subentendida. Ela tem o poder de engajar, mas também de desmotivar, de abrir novas portas, e romper acordos. No fim do dia, ela está presente inclusive quando não nos expressamos. Até porque a omissão já carrega em si uma mensagem.

Você tem enfrentado dificuldades de comunicação em projetos com parceiros? Como tem lidado com as interações com os stakeholders e membros da equipe durante a pandemia? Deixe comentários por meio das nossas mídias sociais ou mande sua mensagem para nós utilizando este link.


1 Termo cunhado pela agência australiana Momentum e que se refere ao universo fruto da união dos mundos físicos e digitais em equilíbrio.
2 Em comunicações interpessoais, 7% da comunicação de uma pessoa é transportada pela mensagem escrita ou falada, 38% pelo tom de voz, e 55% através de linguagens corporais e não-verbais.

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