Soft Skills: uma realidade no VIRTUS

Por: Emyle Ferreira, Marcus Marinho e Mateus Maximo

(31 ago 2022)

A alta competitividade imposta pela globalização contribuiu para que a prática de investimentos em pesquisas, desenvolvimento e inovação (PD&I) tenha se tornado fundamental para geração de diferencial competitivo para as organizações. Alinhado com esses investimentos cada vez mais presentes e indispensáveis, aliar-se a instituições de pesquisa, que concentram capital intelectual de alto valor em PD&I, é tão importante quanto o projeto que se pretende desenvolver.

Nesse contexto, o VIRTUS, na busca por excelência nos resultados oferecidos aos seus parceiros, entende que o principal investimento para a consolidação e o progresso do ecossistema de PD&I está no desenvolvimento e manutenção de RH qualificado, o que gera uma série de iniciativas e investimentos que promovam o crescimento dos nossos pesquisadores e alunos. Aqui, entendemos que a nossa excelência nos projetos desenvolvidos está diretamente ligada ao desempenho e engajamento de nossos pesquisadores que, além de apresentarem excelentes competências técnicas, devem possuir e desenvolver habilidades de relacionamento, inteligência emocional, percepção social, pensamento crítico e inovação, entre outras, conhecidas por Soft Skills.

Essa sinergia entre as demandas dos nossos parceiros e as pesquisas aplicadas, cria um ciclo virtuoso de formação de pessoas e geração de conhecimento, no qual buscamos nos capacitar em Soft Skills adotando práticas de PBL (Problem Based Learning ou Project Based Learning), de forma complementar à formação técnico-científica.

Visando cada vez mais a capacitação dos nossos pesquisadores e alunos, o VIRTUS, por fazer parte da Unidade EMBRAPII de Software e Automação – CEII/UFCG, aderiu ao Programa EMBRAPII Capacitação 4.0, uma parceria entre EMBRAPII, MEC e SENAI criada para prover oportunidade de capacitação em Soft Skills aos Institutos Federais (IFs), Universidades Federais (UFs) e Institutos Senai de Inovação (ISI). A abordagem proposta neste programa é o PBL, onde os discentes resolvem, na prática (hands-on), problemas similares aos que enfrentarão nos seus futuros trabalhos de pesquisa. Assim sendo, os projetos nos quais os alunos estão inseridos podem ser vistos como ambientes práticos ideais para a formulação e aplicação das práticas hands-on.

Cabe ressaltar que a abordagem PBL é recomendada neste programa pelo seu foco em projetos – neste caso, projetos de pesquisa aplicada – sendo eles os geradores dos problemas reais a serem resolvidos pelos discentes durante o desenvolvimento e/ou o aprimoramento das suas habilidades socioemocionais.

O VIRTUS tem ganhado destaque no seu segmento realizando cada vez mais parcerias e desenvolvendo soluções inovadoras que são resultados da implementação de modelos de gestão focadas no papel do ativo humano como protagonista para o sucesso de projetos de PD&I. Com isso, percebe-se cada vez mais a superação dos resultados alcançados, maximizando cada vez o desempenho e sucesso dos projetos aqui desenvolvidos. Neste sentido, nosso núcleo de pesquisa tem buscado capacitar cada vez mais seus pesquisadores, especializando-se em discussões e execução de projetos que reforçam o nosso compromisso de fomentar o desenvolvimento tecnológico do país.