BLOG

Referência… mas em constante evolução

Por: Taciana Rached

(04 set 2019)

Como diretora administrativa e financeira do VIRTUS, sou responsável pelos relatórios técnicos e financeiros de projetos em conformidade com a Lei de Informática. Tenho observado que é cada vez maior a exigência do MCTIC e das empresas pela qualidade das informações relatadas dos projetos. Não só isso, os relatórios anuais, conhecidos RDAs, são tão importantes quanto a execução técnica, sendo um diferencial do VIRTUS na contratação de novos projetos e parcerias com as empresas.

Desde 2018, as empresas passaram a contratar auditorias independentes que fazem a avaliação dos RDAs, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista financeiro. Essa foi uma importante iniciativa do MCTIC que tornou mais eficiente o processo de avaliação e agora temos um feedback rápido sobre a avaliação dos RDAs. Ao mesmo tempo em que passamos as informações para as empresas e para o MCTIC, as auditorias analisam os relatórios enviados.

Neste novo cenário, agilidade e qualidade se tornam ainda mais imprescindíveis. Para isso, temos uma equipe dedicada exclusivamente aos RDAs, que são elaborados de forma incremental na medida em que as atividades são executadas e reportadas pelas equipes de projetos, de maneira alinhada com as empresas. Para garantir a qualidade da informação, realizamos continuamente treinamentos com todas as pessoas envolvidas em projetos no VIRTUS, que cada vez mais se profissionalizam na descrição das atividades e dos resultados.

A eficiência desse processo de qualidade foi evidenciada nos RDAs do ano-base de 2018, com nenhuma recomendação técnica ou financeira para os RDAs pelas auditorias. Este resultado aumenta a confiança dos nossos parceiros, que têm nos apontado como referência em conformidade de Lei de Informática.

O próximo passo é estreitar cada vez mais os relacionamentos entre o VIRTUS e as empresas, consultorias, auditorias, MCTIC e ABINEE, não apenas para garantir conformidade à lei, mas principalmente para gerar resultados inovadores que tragam impacto significativo para a indústria brasileira. Nossa equipe deve auxiliar o pessoal técnico e operacional no dia a dia, dando ênfase a projetos que direcionem o país ao propósito da Lei de Informática: aumentar a competitividade do setor de tecnologias da informação!

keyboard_backspace