BLOG

Perspectivas de Mercado para Sistemas Embarcados e IoT

Por: Emyle Ferreira, Marcus Marinho e Mateus Maximo

(28 set 2022)

Definidos como sistemas de hardware e software com propósitos específicos, construídos de forma reduzida e que trabalham de modo autônomo, as tecnologias embarcadas (Sistema Embarcado – O que é?) vêm ganhando espaço nas diferentes etapas da produção e em diferentes segmentos do mercado. Atreladas a soluções de Internet das Coisas (IoT) (Oracle – O que é IoT?), esses sistemas têm apresentado significativos avanços em diversas áreas, desde a automação industrial à utilização em eletrodomésticos, por exemplo.

A partir disso, novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos e serviços são exploradas, promovendo a criação de soluções de conectividade com maiores velocidades e de sistemas inteligentes portáteis, buscando proporcionar ao usuário uma melhor experiência em termos de usabilidade, eficiência e segurança. A facilidade de controle de rotinas e processos em tempo real que as soluções de Internet das Coisas proporcionam, potencializadas pelo desenvolvimento e melhoria de sistemas embarcados, promovem respostas simples e rápidas em termos de desempenho e resultados atrelados cada vez mais com redução do consumo energético.

Diversas outras tecnologias são potencializadas com o surgimento de novas aplicações decorrentes da utilização de sistemas embarcados para soluções de IoT, por exemplo: 

  • Soluções de comunicação móveis com menor latência, mais confiáveis e que atendam a uma quantidade massiva de dispositivos IoT conectados por unidade de área. Neste sentido, destaca-se a utilização de soluções de Computação na Borda e Redes 5G; 
  • Com a crescente necessidade de rápida comunicação, atrelada à necessidade de mobilidade dos dispositivos, o desenvolvimento de soluções de Automação da Gestão de Infraestrutura de Computação e Comunicação é fundamental; 
  • Soluções baseadas em tecnologias de Inteligência Artificial potencializam ainda mais o desenvolvimento de soluções de IoT interativas e inteligentes, proporcionando melhor experiência aos usuários.

De acordo com a Insider Intelligence, há uma expectativa de que os investimentos em soluções de IoT ultrapassem US$ 2,4 trilhões anualmente até 2027, decorrentes da adoção de mais de 41 bilhões de dispositivos conectados à rede.  Além de se apresentar como um mercado promissor, essa tecnologia vem proporcionando a personalização de experiências aos usuários, diminuindo custos, maximizando retornos financeiros, impulsionando a modernização em diversos segmentos da economia.

Nesse sentido, o desenvolvimento de soluções embarcadas é fundamental para atender às demandas de mercado decorrentes da adoção de aplicações de Internet das Coisas, podendo-se citar como tecnologias habilitadoras: soluções de criptografia e segurança cibernética; arquiteturas de hardware baseadas em soluções de baixo consumo energético; e tecnologias de comunicação ultra confiáveis e de baixa latência. Dessa forma, promove-se o desenvolvimento de soluções verticais.

Ao mesmo tempo em que essas novas tendências vêm mudando a dinâmica do mercado, possibilitando avanços significativos em desempenho, consumo energético, conectividade, segurança, também vem intensificando os desafios associados à necessidade de mão de obra especializada na área. O VIRTUS, tem acompanhado a evolução de projetos e tendências tecnológicas nesse novo contexto, respondendo aos desafios do futuro e, para isso, conta com uma equipe de pesquisadores e infraestrutura necessários para o desenvolvimento de projetos que envolvam a aplicação de inteligência artificial, integrações entre sistemas, internet das coisas, automação industrial, computação em borda, entre outros, que oferecem para os nossos parceiros, vantagens competitivas, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do país, promovendo avanços nos mais diversos segmentos.

keyboard_backspace