A Pesquisa e os Projetos de PDI

Por: Hyggo Almeida

(25 mar 2022)

Os Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) executados pelo VIRTUS em cooperação com empresas estão normalmente classificados nos níveis 3 a 6 da escala TRL (Technology Readiness Level). Isso significa que os projetos incluem investigação, mas os resultados são mais focados em provas de conceito, protótipos e experimentação em ambiente relevante. Ou seja, os resultados estão mais próximos da fronteira de inovação em produtos e processos do que as pesquisas que têm como resultado artigos científicos. Mas e as pesquisas que criam as tecnologias do futuro?

O VIRTUS possui vários grupos de pesquisa em diversas áreas, compostos por pesquisadores(as) e alunos(as) de graduação, mestrado e doutorado, que atuam na concepção de novos conceitos, tecnologias e abordagens, que ainda não se tornam protótipos funcionais, mas que servem de base para futuros projetos. Os resultados destes grupos de pesquisa são publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais de grande impacto, avançando o estado da arte em áreas como Engenharia de Software, Internet das Coisas, Computação na Borda e Redes Móveis (B5G), Microeletrônica, Saúde conectada, dentre outras.

Mas como unir os dois mundos? No VIRTUS, os projetos com as empresas parceiras se tornam fontes de desafios para os trabalhos dos grupos de pesquisa. Como os projetos têm fortes restrições de confidencialidade, os temas de pesquisa atuam de maneira transversal aos temas dos projetos, permitindo usufruir da conexão com o ambiente prático, mas sem utilizar informações sensíveis dos projetos.

Um exemplo dessa integração é o grupo ISE – Intelligent Software Engineering. O foco do grupo é avançar o estado da arte e da prática na área de Engenharia de Software através da aplicação de técnicas inteligentes (IA, Machine Learning, Analytics, etc). Todos os temas de pesquisa são baseados em problemas encontrados na execução dos projetos de PDI na área de software, generalizados para comparação com trabalhos relacionados na literatura e, quando identificados como problemas de pesquisa, inspiram trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Os resultados são novas técnicas, processos, abordagens e ferramentas, que podem ser validados com as equipes dos próprios projetos, sem ter que expor as informações daqueles projetos. Essa relação entre as equipes gera novos conhecimentos, novos problemas identificados, novas ideias de solução e novos trabalhos de pesquisa. Tudo isso sem impactar a confidencialidade dos projetos.

No VIRTUS, o ciclo de PDI é virtuoso!