BLOG

5G e Perspectivas de Mercado

Por: Emyle Ferreira, Marcus Marinho e Mateus Maximo

(17 ago 2022)

A espera por uma rede de comunicações móveis de maior velocidade, estabilidade e menor latência está finalmente chegando ao fim. A implementação da tecnologia 5G no Brasil teve início no mês de julho de 2022 e o prazo para que a conexão esteja disponível em todos os municípios brasileiros vai até 2029, segundo o Anexo IV do Edital Nº 01 de 2021 da Anatel. Com a implantação da nova geração de comunicações móveis, tecnologias como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Data Analytics prometem superar desafios que tornarão as soluções de mercado mais inteligentes e competitivas.

Estudos apresentados pelo Ministério da Economia durante o webinário “5G Brasil: Recomendação de Políticas Públicas”, em abril de 2022, com base nas conclusões da Pesquisa da SEPEC/ME, conduzida pela Deloitte em parceria com o PNUD Brasil,  apontam que a demanda por soluções 5G  tem o potencial de gerar R$ 101 Bilhões pela próxima década para empresas e startups brasileiras ou instaladas no Brasil. Segundo uma projeção realizada pela IDC – International Data Corporation, o cenário é ainda mais animador e prevê que essa tecnologia deve movimentar no país cerca de R$ 130 bilhões até o ano de 2025.

O desenvolvimento de soluções inovadoras atreladas às Redes 5G representa uma mudança da forma como as empresas podem potencializar seus negócios e meios de produção, além de promover maior nível de competitividade. O VIRTUS entende os desafios particulares deste contexto e se posiciona como protagonista por meio da implementação do primeiro laboratório de 5G do Nordeste desde 2019, no qual desenvolve projetos visando explorar soluções e casos de uso atrelados a essa tecnologia.

keyboard_backspace